ANO 2023
Carta geral do ano 2023: XVI – A TORRE
A carta XVI do tarot, a Torre, marca toda a conjuntura do ano 2023 de uma forma universal. É uma energia pesada, difícil, fatalista. Não vale a pena estarmos com ilusões. Por vezes o melhor que há a fazer é mesmo desistir e começar de novo um projeto, seja ele amoroso, de trabalho, familiar, etc. Com esta carta apenas se aguenta o que for efetivamente firme e que consiga resistir a crises e a impactos brutais. Assim, em 2023 as condições e os choques serão impactantes e quem estiver a viver situações ambíguas sem grande suporte, terá seguramente uma queda, sem proteção de sorte nem crença em adiamentos. Mesmo o que se considera sólido pode sofrer surpresas que colocam tudo em causa. Tudo o que conseguir superar o ano de 2023 poderá manter-se durante muitos anos, pois, passando as provações que este ano apresenta, conseguirá aguentar praticamente tudo o que advenha no futuro.
As provações gerais serão sobretudo de ordem financeira. Haverá uma lacuna constante de meios para suprir as necessidades, levando a consequências nas escolhas das pessoas, a frustrações e a um clima de tensão que tem de ser controlado para não prejudicar outras áreas da vida. Poderá ser como uma bola de neve que arrasta tudo à frente, sendo assim imperativo que se controlem impulsos e se prepare de antemão a reação às possíveis provações que aí vêm.
2023 apresenta-se como um ano com uma energia cármica: não se pode escapar ao que o destino tem reservado, o que cai tem de cair, é como uma lição pelos maus hábitos que têm vindo a ser mantidos, pela falta de responsabilidade e inconsciência dos atos humanos. O que se aguenta é em virtude do mérito e da estrutura segura que construiu ao longo dos últimos anos.
2023 é um ano racional, sem espaço a riscos, que se quer com os pés bem assentes na terra, sem cinzentos: tudo terá um lado, será um ano de pretos e brancos, há que definir estratégias, escolher lados e ter atitudes sobretudo preventivas, mas claras.
CARNEIRO: VIIII – O EREMITA
Os nativos de Carneiro terão um ano de 2023 calmo, com previsão de atrasos nos acontecimentos, mas os progressos conseguidos serão sólidos. Esta carta indica uma necessidade destes nativos fazerem uma introspeção profunda face ao que realmente querem da vida, deixando-se assim de serem levados ao sabor do vento. Terão de responder às seguintes 3 questões antes de decidirem seja o que for: o que é que eu quero? Onde é que eu estou? Para onde é que eu vou?
Estas respostas levarão tempo a serem alcançadas, daí a necessidade de terem consciência de que o caminho será longo, mas o que conseguirem será bem sólido, já que terão preparado terreno fértil para isso.
Se está no nível 1 não sonhe já com o nível 100. Até pode sonhar, mas dificilmente o vai alcançar em 2023. Planeie estratégias, passo a passo e sobretudo controle a teimosia e os ímpetos que podem deitar tudo a perder.
AMOR / FAMÍLIA
Ano marcado por uma certa solidão, ainda que os nativos de Carneiro possam estar em relações estáveis. Saiba conjugar a necessidade de se recolher com a de socializar e estar acompanhado. Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Os casais em fase de rotura dificilmente conseguirão superar os problemas, pelo que se aconselha discernimento e sensatez na tomada de decisões, sem adiar o inadiável. Os solteiros terão um ano em que a assunção de novos compromissos a longo prazo é improvável. Tudo o que começar será aos poucos, previsivelmente temporário, ou com afirmação dos sentimentos e da segurança apenas no último trimestre do ano. Para os solteiros estão favorecidos os inícios de relações com pessoas de ascendência estrangeira ou com ligações (por exemplo profissionais) a países terceiros. Na família haverá a necessidade de dar atenção aos pais e aos mais velhos em geral.
TRABALHO / FINANÇAS
Este é o campo menos protegido para os nativos de Carneiro. Muito cuidado com investimentos. Negócios por conta própria estão particularmente desfavorecidos. Para quem trabalha por conta doutrem, haverá tensões e processos de contratação em curso tenderão a não ser concluídos, havendo a necessidade de recomeçar tudo novamente, provavelmente mais do que uma vez. Procure uma melhoria constante no seu desempenho, mesmo que ache que está seguro naquilo que faz. Ainda que não seja despedido, existirão surpresas desagradáveis que farão acumular deceções e potenciarão a desmotivação, pelo que deve estar sempre alerta, dar o seu melhor e nunca dar nada de bom por garantido. Todas as mudanças voluntárias vão carecer de muita análise sob pena de ser enganado. Aconselhe-se junto de profissionais e peça opinião a terceiros.
SAÚDE
Não é um ano de fatalidades. Há até uma certa proteção neste campo mas terão de ter particular atenção a questões oftalmológicas (não há que ter receio em caso de ser necessário operar), de cervical, reumatismo e atrites. Este ano exige uma comunicação sincera com o seu médico, a fim de precaver problemas futuros e controlar questões que terão impacto no longo prazo.
TOURO: III – A IMPERATRIZ
Touro é, de uma forma global, um dos signos mais protegidos em 2023. Não será um ano de sorte, mas em que a proatividade e sobretudo o poder de comunicação, vão ser os principais trunfos destes nativos para conseguirem progredir em todas as áreas da sua vida, sendo até surpreendidos na obtenção de resultados superiores aos pensados, desde que haja um esforço prévio e uma disciplina contínua na labuta pelos seus intentos.
É um ano em que o poder de gerir os ambientes à volta vai estar no auge, desde que saiba conquistar a confiança de quem os rodeia, pelo que estes nativos terão um papel preponderante no apaziguar de tensões e na conciliação entre entes próximos.
AMOR / FAMÍLIA
Terão um ano de 2023 pleno para todos os que têm relações estáveis, em que os problemas pontuais serão resolvidos por iniciativa do nativo de Touro e através da comunicação. Uma conversa franca e o estabelecimento de acordos permitirá evitar roturas. Fica a sugestão para tomarem iniciativa para fazerem planos divertidos, mais audaciosos, coo que um voltar à adolescência. Os solteiros têm um ano socialmente dinâmico, com o conhecimento de novas pessoas que vão permitir criar laços duradouros, ainda que não sejam relações amorosas propriamente ditas, serão amizades importantes para a sua vida. As relações novas que possam existir vão ser marcadas por uma certa falta de vontade de compromisso. O melhor conselho para estes nativos é para que socializem e dinamizem a sua vida. No plano familiar será um ano estável, sem grandes tensões, em que os pontos mais críticos do ano serão ultrapassados por acordos e por momentos de discernimento, em que deve prevalecer o bom senso e não o orgulho.
TRABALHO / FINANÇAS
Ano de expansão e crescimento hierárquico para todos os que têm um emprego estável. Na falta de convites para a promoção ou para a elaboração de tarefas que o satisfaçam mais, através de uma conversa franca, expondo as suas mais-valias, conseguirá atingir o que deseja. Assim, a comunicação e autonomia serão fundamentais para o sucesso em 2023. Todos os que desejam mudar de trabalho ou para os que estarão em situação de desemprego, têm particularmente favorecida a oportunidade de trabalhar para multinacionais ou até mesmo de emigrar. Encare este afastamento das suas raízes como uma oportunidade e não como uma perda ou derrota. No mundo globalizado atual as distâncias são relativas e o sucesso que o espera vai compensar o custo de oportunidade pelo qual vai passar. Negócios por conta própria também estão favorecidos no que concerne a empresas ligadas ao marketing, desde que passe pela estratégia interna uma internacionalização da marca.
SAÚDE
Ano em que problemas ligados à barriga tenderão a ser predominantes para estes nativos. Faça exames e opte por atitudes preventivas. Mesmo sem fatalidades concretas, há aqui pequenos problemas que podem ser evitados. Em particular as nativas de Touro, embora protegidas, terão episódios esporádicos que vão merecer alguma atenção especial. É um ano particularmente positivo/protegido para todas as nativas que desejam engravidar.
GÉMEOS: x – a roda da fortuna
O ano de 2023 para os nativos de Gémeos vai ser marcado por oportunidades inesperadas e por viragens repentinas, para melhor, na vida destes nativos. A sorte fará com que as oportunidades apareçam, mas caberá a eles aceitar o que lhe sé proposto e ter a capacidade de assumirem riscos e largar um certo comodismo que não é típico dos nativos de Gémeos, mas que ultimamente tem vindo a ser patente na vida deles.
É um ano positivo para o qual o tarot prevê/aconselha soluções disruptivas. Se é professor, não se admire se tiver uma proposta para ser gestor de um stand de automóveis! E sabe que mais? Arrisque!
Por si só já conhecidos pelas mudanças repentinas e pela capacidade de desenvolver vários projetos em simultâneo, com um foco muito vincado no estímulo intelectual, os nativos de Gémeos terão um 2023 bem assente nas suas características, como que se o universo esteja a acentuar tais pontos que, à vista de outros signos tornam os geminianos alvo de desconfiança, mas que tal não passa de versatilidade.
Ano em que não podem dar nada por adquirido, mas para Gémeos, regra geral, isso nunca chega a acontecer, tamanha é a ânsia por novidade e pelo prazer de descobrir e se auto superarem. Posto isto, há que ter cuidado com comprometimentos e em cumprir todos os projetos até ao final, mesmo que numa última fase já não lhes dê o prazer inicial, sob pena de ficarem mal vistos por terceiros e arruinarem propostas futuras.
AMOR / FAMÍLIA
Ano marcado um pouco por andarem ao sabor do vento, sem grandes certezas nem vontade de comprometimento, constantemente insatisfeitos e a acharem que conseguem melhor. Ainda assim, as cartas para 2023 revelam que estes nativos terão a honestidade de comunicarem devidamente com quem os rodeia, não criando ilusões neles. Os casais em fase mais tremida conseguirão chegar a acordos que, mesmo terminando a relação, vão permitir a continuação de uma amizade que será benéfica a ambos. Os casais em fase ascendente vão necessitar de um constante estímulo. Qualquer rotina ou desleixo seguramente terá um efeito nefasto para aqueles que estejam num relacionamento sério. Beneficiarão de um poder de argumentação, de uma calma e ponderação que vai garantir dar a volta aos problemas mais graves, mas sem mudança de atitude que afaste a monotonia, os desfechos negativos não serão evitados. Os solteiros terão um ano sobretudo dinâmico. O início de relações duradouras é pouco provável, até porque também não será essa a vontade/prioridade destes nativos em 2023.
TRABALHO / FINANÇAS
Ano de insistências, teimosias, as coisas não cairão do céu, vai precisar de lutar e auto propor-se para novos cargos e até promoções, mas é certo que conseguirá. A carta regente confere um tónus um pouco imprevisível aos acontecimentos, garante que será um ano rico em termos de dinamismo, mas, uma roda tanto anda para trás como para a frente. Com isto, é importante lembrar estes nativos de que nada pode ser dado por adquirido, pode alcançar algo bom, mas não pode nunca ficar sentado e dar essa questão por garantida, pois é certo que a roda da vida vai continuar a girar. No entanto, a influência para o plano profissional de Gémeos garante que com esforço e dedicação, conseguirá manter-se nas posições que mais deseja. No que concerne a mudanças, estes nativos estão particularmente favorecidos para tudo o que seja disruptivo e completamente fora daquilo que habitualmente faz / da sua área de formação. Ano estável no que diz respeito ao setor financeiro. Vai precisar controlar impulsos para evitar gastos desnecessários e negociar muito bem, ponto a ponto, todos os contratos para novas aquisições.
SAÚDE
Ano protegido em que o recurso a terapias alternativas será necessário para garantir a estabilidade daqueles que não apresentam quadros de maior preocupação. Todos os outros terão necessidade de um acompanhamento contínuo, com forte necessidade de mudança de hábitos alimentares e físicos. Àqueles a quem for proposta uma cirurgia, não hesitem em avançar. Correrá bem.
CARANGUEJO: VII – O CARRO
O ano de 2023 para os nativos de Caranguejo vai ser árduo, porém gratificante. Com a carta do Carro, estes nativos vão ter de ter uma força suplementar para enfrentar desafios, serem extremamente astutos e determinados, não se deixando guiar tanto pelo lado emocional, algo que custa bastante aos nativos de Caranguejo. O Carro, ainda que lentamente (se reparar bem na representação gráfica da carta, nalguns casos os 2 cavalos estão em direções opostas, noutros estão mesmo parados, e como é que é possível puxar algo para a frente assim sem determinação? Ao contrário do que se diz, esta não é uma carta necessariamente rápida e sinónimo de sucesso), puxa as situações para a frente, não para trás, ou seja, o foco é no objetivo, no novo, deixe o passado, muna-se de força e siga em frente. A determinação destes nativos será fundamental para levarem a bom porto o que desejam. Não podem estar à espera de ajudas externas nem do fator sorte.
AMOR / FAMÍLIA
Ano de tomada de decisões. Nada fica como dantes. É um ano em que, mesmo no plano sentimental, terá de imperar a razão. Esforce-se para não cair nos erros do passado e foque-se nas características menos boas de quem lhe fez mal, ainda que possa sentir algo de bom por essa pessoa, para a conseguir esquecer de vez. Não é um ano de segundas oportunidades. O que está bom continua, o que está mal acaba. Períodos de tensão terão de ser resolvidos com base em factos, e não com base em esperanças futuras ou crenças emocionais. Os nativos deste signo que nisso acreditarem, sofrerão ainda mais no futuro do que caso terminem o que têm a terminar no momento certo, criando sentimentos de culpa difíceis de ultrapassar. Os solteiros dificilmente iniciarão novas relações. Será um ano de encontros fugazes em que se concentrarão em detalhes que não vão permitir entregarem-se a 100%. Desconfie de príncipes encantados. Sobretudo em 2023, eles não existirão!
TRABALHO / FINANÇAS
Bom ano para o início de novas etapas profissionais, mas mantendo a sua área atual. Estão favorecidas mudanças de cargo dentro da mesma empresa ou para empresas terceiras, mas dentro da mesma área profissional. Quem trabalha por conta própria deve ter particular atenção a gastos e investimentos. Estes devem ser faseados, não estando favorecidos grandes investimentos, sobretudo se forem de uma só vez, para estes nativos. Quem se encontra confortável no seu local de trabalho pois assim continuará devendo, no entanto, não fechar portas a convites, sob pena de um (grande) arrependimento futuro. Para os desempregados há uma tendência a encontrarem trabalhos passageiros, saltando entre um e outro. Cuidado para não iludirem os patrões se nem você mesmo sabe aquilo que quer! Contratos definitivos e a estabilidade que desejam serão difíceis. Se este for o seu caso, aproveite o ano sobretudo para ganhar experiência.
SAÚDE
Em 2023 tem de ter muito cuidado com acidentes domésticos e de viação. Estes imprevistos podem ser evitados com um redobrar das atenções e ao não confiar na sorte nem deixar pormenores/ações/processos ao acaso. A influência de 2023 para Caranguejo pede especial atenção aos joelhos e ancas. Há aqui a necessidade de criar hábitos de vida mais saudáveis, como a prática de um desporto regular, capaz de aliviar sintomas momentâneos e sobretudo evitar problemas futuros.
LEÃO:
Os nativos de Leão terão um ano de 2023 tenso, numa tendência constante para o egocentrismo e para o uso do poder de manipulação da forma mais negativa possível. Cuidado nativos de Leão. 2023 exige-vos disciplina e sobretudo a capacidade de se colocarem no lugar do outro. Pensarem e refletirem bem antes de tomar qualquer atitude, pois, ainda que inconscientemente, ela tenderá a ser abusiva e a criar um mau ambiente à vossa volta. O lado positivo de toda esta carga, é que, se se souberem controlar, poderão usar toda essa energia para manipulações / teimosias positivas, para lutar pelo que pretendem, mas sem cartas na manga nem atitudes desonestas. Erros em 2023 pagar-se-ão muito caros pelos nativos de Leão.
AMOR / FAMÍLIA
2023 é um ano que marca um antes e um depois para estes nativos. Tanto no contexto familiar como nas relações amorosas em curso, os nativos de Leão terão de ter as palavras muito bem medidas, com particular atenção para não exagerarem nas palavras e controlar impulsos físicos. Trata-se de um ano muito pouco dado a fretes: aqueles que são pela calma e pelo manter da cordialidade terão de ser mantidos, mas todos os outros, como o fazer um sacrifício para tentar obter uma reação diferente por parte do parceiro ou uma mudança na energia da relação, não serão suportados durante muito tempo e tenderão a colmatar num fim tácito, sem “dar tempos”, ou qualquer tipo de segunda oportunidade. Toda esta determinação por parte dos nativos de Leão deve ser ponderada e pensada bem se é mesmo determinação ou egocentrismo. Os solteiros vão tender a procurar constantemente algo idílico, demasiado perfeito. Vão estar muito centrados na satisfação do seu ego sem fazer cedências, ou caso as façam vão tender a ser temporárias. Dificilmente será um ano em que os nativos de Leão solteiros vão encontrar o amor da sua vida!
TRABALHO / FINANÇAS
Para quem se encontra empregado, 2023 é um ano estável, com necessidade de entenderem de uma vez por todas que há uma necessidade de serem flexíveis e que nem tudo pode ser à sua maneira. Muita cautela com as palavras ditas. Facilmente será mal interpretado pelos seus colegas e se não mantiver uma extrema cordialidade, dará com facilidade início a boatos e outras questões que vão criar mau ambiente. Aos desempregados ou que estão numa fase de mudança profissional, 2023 traz muitas novidades e o tarot aconselha a que faça um esforço para ir para lá do óbvio e procurar algo diferente de tudo o que tenha feito até agora. Ainda que o período de adaptação exija uma grande autodisciplina, no decorrer do tempo vai-se adaptar bem e sentir-se realizado. Para 2023 é aconselhado que tenha um comportamento muito cauteloso nos gastos e faça planos minuciosos para todos os investimentos que queira fazer. Peça opiniões. Há aqui uma certa cegueira egocêntrica que impede estes nativos de verem as coisas tal e qual como elas são.
SAÚDE
Cuidado com tudo o que possa estar escondido! Ainda que pense que pode aguentar uma dor aqui e ali, em 2023 esses pequenos sinais tendem a ser fortes indícios de que algo não está bem, e um aviso claro de que deve agir atempadamente para evitar problemas futuros. Preste particular atenção aos seus dentes e ao diagnóstico de doenças que concebemos como graves.
VIRGEM: II – A PAPISA
Ano de cautela para os nativos de Virgem. Muita atenção a tudo o que envolva assinaturas, contratos, novas oficializações em geral. As coisas tenderão a sofrer atrasos, porém há concretizações a serem feitas numa segunda fase. Estes atrasos acontecem por 2 motivos: distração ou falta de conhecimento, por exemplo técnico, para avaliar bem os casos e permitir que haja uma concretização à primeira. É, portanto, um ano em que parece que de um momento para o outro algumas coisas escorregam entre os dedos. Com uma maior atenção e concentração, estes nativos conseguirão evitar esse tipo de atrasos. Esta carta permite aconselhar a que o façam. Estão a tempo de se conformarem que este tipo de atitude terá de ser mantido durante todo o ano, sob pena de aprenderem à força e se sentirem frustrados consigo próprios. É um bom ano para aprofundar conhecimento, estando particularmente protegidos os estudantes e todos os que queiram aprender um novo ofício.
AMOR / FAMÍLIA
Ano morno este de 2023. Os nativos de Virgem que estejam numa relação estável, manterão um clima amena, às vezes até um pouco apático, monótono, sem grande chama, mas ainda assim não haverá lugar a términos. Podem e devem lutar por um pouco mais de chama na relação, embora se tendem a sentir condicionados nesse sentido. Estes nativos vão viver um período de fecho de comunicação, pelo que fica o conselho para que o evitem ou pelo menos não exagerem, sob pena de criar preocupações e até desconfianças à sua volta. Caso sejam estes nativos a sentirem alguma desconfiança, o mais provável é que haja mesmo fogo nesse fumo que avistam (atenção que não me refiro necessariamente a traições). Ajam sem precipitações, cordiais, mas antes de qualquer acusação investiguem bem. Os solteiros não têm um ano particularmente pojante. Acredito que em 2023 a prioridade não seja o amor para os nativos de Virgem que estão solteiros. Viverão relações passageiras, constantemente insatisfeitos com as características de quem encontram, desconfiados de que aquela pessoa não é bem o que aparenta, e o mais certo é que em muitas dessas vezes tenham razão. No plano familiar há aqui uma particular atenção a ser dada aos entes mais velhos.
TRABALHO / FINANÇAS
Plano profissional particularmente protegido para todos os nativos de Virgem ligados ao ensino, com promoções, assunção de vínculos e efetivação de carreira. Para quem procurar um novo trabalho, há uma recomendação forte para que primeiro faça uma especialização, voltando assim ao ensino. Mesmo que não lhe apeteça, saiba que a influência da Papisa em 2023 lhe dá capacidades de assimilação de conhecimentos únicas, o que será um bom trunfo na procura de um novo emprego. Para os já empregados em fase de estabilidade, não se adivinham grandes mudanças. Pode até sentir-se um pouco frustrado~, mas pelo menos sabe que o que tem é certo. Se pondera mudanças, primeiro atente na sua empresa atual se há alguma possibilidade de mobilidade ou aguarde uma promoção. Se é este o seu caso, mesmo com atrasos, essa promoção virá, com acrescento de competências, para as quais, muito provavelmente, precisará de uma formação extra. Embora não seja um efusivo ano ao nível financeiro, será estável, sem grandes entradas de dinheiro, mas por outro lado também não se preveem surpresas negativas que o obriguem a grandes gastos, pelo que se aconselha sempre alguma cautela, será sobretudo um ano de consolidação profissional. Esse deve ser o foco e só depois a consolidação financeira. Concentre-se numa coisa de cada vez.
SAÚDE
Ano pautado por uma série de pequenos problemas ocultos que do nada darão de si. Tenha atenção a pormenores, não ignore sinais, procure segundas opiniões se necessário, mas não deixe avançar dores e sintomas em geral convencido de que é temporário. Ainda que no imediato possa ser temporário, essas questões não se vão resolver e voltarão no futuro. Resolva, não se limite a tirar as dores. Ainda assim Virgem, mesmo com contratempos, tem uma proteção em 2023 que evita fatalismos em consequência de novos diagnósticos.
BALANÇA: XVI – A TORRE
Este é o signo que precisa de uma maior cautela em 2023. Pode-se mesmo dizer que é o mais desprotegido. Não ignoremos esse facto e enfrentem-se os problemas de frente. Mais vale prevenir que remediar! Com a carta da Torre, que também é a acarta que rege o ano de 2023 na globalidade, os balanças não podem de forma alguma dar nada por adquirido. Trata-se de um ano muito tenso. Há factos que subitamente vão alterar o rumo dos acontecimentos, regra geral para pior. Sendo esta uma carta cármica, é como se fosse uma vontade divina que não pode ser mudada. O que vai ruir é porque tem mesmo de assim o ser. Não adianta chorar sobre o leite derramado. O melhor conselho para estes nativos é para que estejam se pé atrás com novas propostas e, de uma forma geral, se preparem muito bem, independentemente da área da sua vida, para os desfechos que menos gostariam que acontecessem. Alguns podem até nem lhe passar pela cabeça. A esperança deve ser focada no facto de que o que é terminado é porque assim o deve ser e, mesmo que no imediato não o perceba, mais tarde vai olhar para trás e compreender o porquê de tal ter acontecido.
AMOR / FAMÍLIA
Este ano revela-se um pouco drástico para estes nativos. As relações ou se afirmam ou terminam sem retorno. Não há espaço para meios-termos. Tudo terá de ser tratado e visto de um ponto de vista racional, sem ilusões nem espaço a esperanças baseadas naquilo que o coração deseja, mas que na prática racionalmente já se sabe que dificilmente se vai concretizar. 2023 terá picos de tensão, há que saber controlar ímpetos sob pena de deitar tudo a perder. Os solteiros terão um ano marcado por um certo isolamento. Novos casos serão pontuais. A energia para os balanças para o novo ano marca uma predominância do lado profissional em detrimento do emocional, pelo que os solteiros por mais que achem que precisam de alguém ao seu lado e até lutem por isso, na prática esse não deve ser o foco principal e acabarão por compreender isso no decorrer do ano.
TRABALHO / FINANÇAS
Este é o plano mais protegido para os nativos de Balança em 2023, mas ainda assim haverá problemas de comunicação que vão causal mal-entendidos e causar roturas definitivas. O maior conselho para estes nativos é para que comuniquem, sejam honestos, tenham sempre tudo bem organizado de forma a evitarem surpresas e a estarem preparados para rápidas reações. Terão de tomar partido por causas/pessoas/colegas, algo que nem sempre é fácil para os balanças, dado o receio constante de que o seu bem-estar e isenção sejam perturbados. 2023 exige atitudes constantes, não poderão de forma alguma ficar em cima do muro. Os empregos estáveis terão sobretudo problemas de comunicação que, tal como dito anteriormente, poderão ser ultrapassados. Aqueles que estão dependentes de renovação de contrato tenderão a ter surpresas desagradáveis. Porém esta carta, drástica e cármica, acentua o facto de que o que acontecer é porque o destino assim o quer e o que parecer mau e devastador, é porque necessita de acontecer para que haja um renascimento consequente que corte em definitivo pelo passado. O que você não decidir acabará por ser decidido pelo destino. Prepare-se! Trabalhos por conta própria estão particularmente desfavorecidos. Neste sentido, devem ser evitados novos começos e redobrada a atenção na forma como fala com os seus pares/clientes caso já tenha um negócio em curso.
SAÚDE
Em 2023 não pode adiar mais diagnósticos. É tempo de fazer um check-up geral e analisar todos os pormenores. Nada deve ser adiado ou relativizado. Os pequenos sinais tenderão a ser indícios claros de problemas, tendencialmente graves, que acontecerão num futuro algo breve. Redobre a atenção, opte por hábitos de vida mais saudáveis e siga à risca todas as indicações do médico. Neste ano de 2023 não há espaço a cedências. Em caso de demora na obtenção de respostas/agendamentos, não pense duas vezes em procurar um outro profissional.
ESCORPIÃO: XVIIII – O SOL
2023 é um ano muito positivo para Escorpião. Este é mesmo o signo mais favorecido num ano tão penoso. Estes nativos terão um ano positivo, fértil em ideias e projetos, e com a capacidade de concretizarem tudo aquilo a que se vão propor. Para isso vão contar com uma força suplementar que os vão fazer dedicarem-se, sem estarem dependentes do fator sorte. As coisas acontecem em virtude do esforço exercido para atingir os objetivos e, com esta carta, é certo que esforçando-se, os nativos de Escorpião conseguirão tudo, provavelmente até mais do que aquilo que desejam. A palavra do ano é fertilidade!
AMOR / FAMÍLIA
Será, acima de tudo, um ano bem vivido. Os casais existentes renovam o seu amor, pelo menos será essa a vontade do nativo de Escorpião, sendo que dificuldades que existam tenderão a ser temporárias e será sobretudo o nativo de Escorpião que terá a capacidade de resolver problemas de uma forma positiva e proativa. Os solteiros terão um início do ano mais mundano e focado na diversão. Viver essa fase é fundamental, sem preconceitos, para poder conhecer pessoas novas com quem firmar novos laços. Os nativos de Escorpião que estejam solteiros, assumirão relações em 2023 com pessoas que ainda não conhecem. Nada do passado deve ser visto como opção. Os casais que queiram ter filhos terão um ano muito produtivo nesse sentido, com tendência, até, à produção de gémeos!
TRABALHO / FINANÇAS
Ano positivo com promoções e/ou inícios de novas parcerias com sucesso. Por exemplo, se pensa em criar um supermercado, junto da equipa certa, vai conseguir crescer rapidamente até um supermercado! Os que vão andar a procurar trabalho, seguramente que, graças ao seu esforço da procura, vão acabar por ter de escolher entre várias opções. O conselho do tarot é para que, nesse caso, escolha com o coração, mesmo que essa decisão não seja, no imediato, a mais economicamente vantajosa. No longo prazo vai perceber que tomou a decisão certa e que tinha de passar por isso para abrir novas portas que permitirão um sucesso futuro. Não é um ano em que as coisas caem do céu. Porém os nativos de Escorpião vão ter uma força suplementar, sobretudo na primavera e no verão, que fará com que procure ativamente e lute pelos seus objetivos. Vai conseguir o que deseja graças ao seu esforço. Relembro que não é um ano de sorte. 2023 é um ano de recompensas fruto do seu esforço e do seu trabalho. Não desista, arregace as mangas pois, com a carta XVIIII – O Sol, é seguro que vai conseguir o que almeja. Mais uma vez: esta carta é muito boa, mas exige esforço e trabalho, não se iluda.
SAÚDE
Ano protegido. Terá sobretudo de se concentrar em questões de suplementação, vitaminação do organismo e em cuidar da sua imagem. Os problemas que vão surgir vão ter um diagnóstico certeiro e possibilidades de tratamento. Ainda que possa ser algo tido como grave, a influência do tarot para Escorpião em 2023, garante que, perante qualquer um dos cenários, de uma forma racional, o desfecho será dos mais positivos entre todas as opções possíveis. A todos os que têm filho, devem prestar especial atenção a eles. São muito prováveis questões pontuais e inesperadas, porém não fatalistas, que envolvam filhos.
SAGITÁRIO: I – O MAGO
Ano de inícios de ciclos para os nativos de Sagitário. 2023 é marcado por uma habilidade constante para contornar as situações, sendo de alertar que, à medida que vai ganhando confiança na resolução dos problemas e imprevistos, é natural que se vá sentindo cada vez mais capaz e possa ter atitudes um pouco arrogantes e, aos olhos dos outros, imaturas. Tenha cuidado com isso e saiba canalizar esta boa energia para atos ponderados que o permitam crescer e lançar as bases para projetos duradouros. Vai ter alguns problemas de concentração, mas com autodisciplina conseguirá contrariar isso. Tudo o que seja para começar tem em 2023 uma boa base de crescimento e aprendizagem, mas será aos poucos, passo a passo, porém firme e com resultados palpáveis que lhe vão permitir ganhar alento para não desistir. É um ano positivo, mas esta carta alerta para que assente os pés na terra, sem utopias, canalizando a energia para a prossecução do que deseja, de forma autónoma, mas sempre disposto a aprender. Muito importante: em 2023, sobretudo no início, não saberá tudo para alcançar o sucesso imediato. Vai aprender aos poucos. Abra-se, seja honesto e predisponha-se a, humildemente, mas ciente das suas capacidades, amadurecer, independentemente da idade.
AMOR / FAMÍLIA
Este é o campo mais favorecido em 2023 para os nativos de Sagitário. Aos casais existentes é sugerido que façam novas atividades, saiam da rotina, sendo que é o nativo da Sagitário que terá a iniciativa, diria até a responsabilidade, para agilizar tudo isso. Não há grandes picos de tensão previstos, apenas algumas questões que tenham a ver com a imaturidade demonstrada nalguns momentos, fruto de pouca reflexão ou da vontade de dar uma resposta imediata. Os solteiros têm um ano divertido, sem grandes comprometimentos. Vão estar focados em deixar o passado para trás, conhecerem-se melhor emocional e sexualmente, focando-se em si. É muito importante que vivam esta fase pois, ainda que de uma forma solitária, será saudável e altamente compensadora para o ego. Cuidado para não ferir os outros com falsas expectativas. Se é solteiro, foque-se em conhecer pessoas novas. Deixe, de uma vez por todas, o passado para trás. As relações que se podem assumir, advirão depois de meses de conhecimento e convívio, sem pressas, e serão, seguramente, com pessoas novas. Aquilo que for buscar ao passado apenas vai representar momentos temporários de prazer, sem espaço a um envolvimento amoroso seguro. No plano familiar estão favorecidas as atividades em família. Tudo o que envolva artes plásticas, atividades ao ar livre, sobretudo se tiver filhos ou netos, são fonte de uma forte compensação emocional.
TRABALHO / FINANÇAS
Bom ano para o início de contratos em áreas profissionais novas. Se gostaria de iniciar uma nova fase, longe da rotina, é o ano ideal. Tem aqui o concretizar de contratos, assinaturas que lhe vão poder afirmar o crescimento, ainda que lento, mas seguro e que sobretudo o vai fazer sentir motivado. Quem tem um trabalho fixo tem um ano estável com a possibilidade de desenvolver um segundo negócio em paralelo. Ainda que não consiga a progressão rápida que deseja, vai dar passos muito importantes sobretudo na aprendizagem e no convencimento de quem o rodeia do seu valor e das suas capacidades. A sua habilidade e originalidade estarão em evidência e vão ajudá-lo muito a destacar-se. Não se deixe ficar em segundo plano. Se pretende comprar casa, 2023 não é o ano. É um ano muito mais favorecido para negócios de arrendamento do que de compra de casa. Adie esse projeto. Não se vai arrepender.
SAÚDE
Em 2023 tem de ter particular atenção a distúrbios alimentares. A alimentação e a prática de exercício físico são fundamentais para equilibrar a sua saúde e evitar problemas futuros. Há aqui um alerta grande de que através de medidas preventivas pode evitar problemas, de facto graves, que tenderão a vir no futuro em consequência de atitudes pouco ponderadas, até imaturas. Está nas suas mãos controlar-se e conscientizar-se de que todas as ações presentes terão consequências futuras.
CAPRICÓRNIO: XX – O JULGAMENTO
2023 é um ano em que terá de imperar o bom senso e a razão em todas as escolhas dos nativos de Capricórnio, sem espaço a esperanças que advenham do lado emotivo e intuitivo. Por mais que esses lados possam estar a falar alto, 2023 exige-lhe que faça listas, pondere bem sobre todos os prós e contras, foque-se em factos, e a decisão final deve ser tomada com base na lista que tiver mais entradas positivas. É um ano onde terá revelações, decisões que há muito pode estar a aguardar, não devendo acreditar em veleidades nem utopias para alcançar o resultado desejado. As decisões serão sobretudo justas, mais do que boas ou más. A palavra do ano é “racionalidade”. Tudo muito bem pensado, sem poder contar com esperanças futuras. Tudo se quer escrito, pré-determinado, reduzindo ao máximo os riscos que poderia correr caso assim não fosse.
AMOR / FAMÍLIA
Ano um pouco inseguro, sem rumos definidos nem certezas daquilo que quer. Os nativos de Capricórnio vão sentir um certo desnorte, questionando-se muito se é mesmo aquilo que desejam, se se vêm na relação atual num longo prazo, sentindo constantemente a necessidade de se justificarem para consigo mesmos sobre cada decisão que tomam. Não havendo aqui uma probabilidade alta de término de relações que transitem de 2022 para 2023, há sem dúvida a necessidade de as tornar mais dinâmicas, menos tensas, sem um guião a seguir. Através da diversificação de atividades conseguirá um novo fôlego na relação e vai conseguir espairecer a cabeça de todas as crises existenciais que vai viver. Muita atenção sobretudo ao sair da rotina sexual! Os solteiros terão um ano sem grandes comprometimentos. Foque-se em divertir-se, claro que sem magoar quem o rodeia. Não terá a lucidez necessária para entrar em relações duradouras. Na família terá de desempenhar um papel preponderante de conciliador e de comandar decisões. Não se negue a essa necessidade familiar. Ainda que com muito trabalho, será sobretudo o nativo de Capricórnio que conseguirá resolver questões familiares.
TRABALHO / FINANÇAS
Muita atenção a investimentos e a passos dados sem uma reflecção prévia muito séria e devidamente comparada e aconselhada. Em 2023 os nativos de Capricórnio terão uma certa nuvem mental que os vai impedir de tomar decisões da forma mais racional possível no campo financeiro e profissional, estando fortemente sujeitos a enganos e a acreditar em promessas que nunca serão concretizadas. Se está num ambiente profissional seguro, as cartas não aconselham a mudar. Se tiver propostas, muita atenção às letrinhas pequeninas, às condições de progressão e sobretudo à caducidade do contrato (a termo ou sem termo). Não se pode, de todo, deixar levar por impulsos. Nada de tomar decisões na hora. Se assim lhe exigirem, diga imediatamente que não. Verá, mais tarde, que foi o melhor que fez. Desempregados terão tendência a não saberem bem o que procurar, saltando de um trabalho para outro. Há aqui uma particular chamada de atenção, que se mistura com a área da saúde, para conseguir ter noção se tem algum problema psicológico/psiquiátrico que se tenha vindo a arrastar e a tornar penoso trabalhar, algo que se quer feito com gosto e dedicação. Muito cuidado com burnouts e esgotamentos.
SAÚDE
Ano de muita atenção aos fluidos corporais, sobretudo a questões que envolvam os rins. Não dispense um check-up rotineiro nem ignore mal-estares pontuais. O lado positivo para estes nativos é que na saúde, mesmo com os problemas que surjam, há boas perspetivas de recuperação, ainda que possam ser lentas. Procure atuar preventivamente, sobretudo com a prática de um desporto regular e bebendo mais água. É um bom ano para procurar terapias alternativas, sobretudo no sentido profilático e não tanto de tratamento em si. Está a tempo de evitar problemas maiores, mas fica desde já alertado para os principais pontos a que deverá ter atenção.
AQUÁRIO: XXI – O MUNDO
Os nativos de Aquário são uns dos mais protegidos em 2023, quase taco a taco com Escorpião. Ainda assim, num ano em que a carta dominante geral é a Torre, há que ter sempre uma atenção redobrada e nunca dar nada por adquirido, estar sempre alerta e capaz de pensar em todos os cenários, estando preparado para imprevistos.
Contudo, com a carta do Mundo, os nativos de Aquário conseguirão um ano em que como que vão passar entre os pingos da chuva. O que os distingue do signo mais favorecido, Escorpião, é que tenderão a ficar mais dentro da sua bolha, mais isolados (por escolha própria), exigindo mais de si, ao contrário de Escorpião que terá um ano mais socialmente ativo e com parcerias prometedoras.
É um ano muito voltado para a meritocracia, para o esforço pessoal. Terá apoios, mas vai, numa primeira fase (diria que quase até ao fim), fazer tudo de forma autónoma, pela sua cabeça. Há que saber distinguir e perceber até que ponto este isolamento, ainda que com bons resultados práticos, não se torna viciante e culmina em atos de exclusão social, o que no longo prazo não é bom. Com uma carta tão boa há sempre que acautelar para o excesso de confiança. Em caso extremo, a Torre vai-se fazer sentir, sem dó nem piedade, por isso mesmo saiba que tem dentro de si as capacidades para alcançar resultados palpáveis de forma autónoma, mas não tenha atitudes arrogantes nem egocêntricas.
AMOR / FAMÍLIA
Ano um pouco solitário para estes nativos. É a área menos protegida. Processos de separação concretizam-se e não se avizinham novas relações para estes nativos. Esqueça o voltar a relações passadas. Os aquarianos que transitem de uma relação de 2022 para 2023 terão uma maior necessidade de cultivar o espaço individual. Dialogue com o seu par para que ele não estranhe essa atitude. O diálogo colocará tudo no sítio. Os solteiros não vão estar focados na busca do amor. Há que saber estar bem consigo próprio, procure apoio especializado para isso se for necessário, antes de se entregar a alguém. Só assim essa entrega será genuína. O dinamismo profissional vai exigir muito tempo a estes nativos, por isso é natural que o lado sentimental se ressinta. Há que ter maturidade para saber lidar com isso.
TRABALHO / FINANÇAS
Ano dinâmico, com mudanças dentro da sua área profissional particularmente favorecidas. Se quer mudar, primeiro esgote as opções dentro da sua empresa ou do grupo a que ela pertence. Oportunidades ligadas ao estrangeiro (como multinacionais) ou mesmo no estrangeiro são de aproveitar sem pensar duas vezes! Os desempregados devem procurar trabalho em grandes empresas, grupos estabelecidos e fortes, com possibilidade de progressão e mobilidade geográfica. Trabalhos por conta própria podem e devem ser iniciados, mas de forma autónoma, não em parceria. Se acha que não tem os conhecimentos necessários, forme-se, procura respostas e depois avance sozinho. Investimentos em bolsa / mercados internacionais estão favorecidos a todos os nativos entendidos na matéria! É um ano de ganhos, promoções, o que lhe vai exigir uma grande dedicação em detrimento de outras áreas da sua vida. Saiba desde já que o sacrifício valerá a pena.
SAÚDE
É um ano em si protegido, sem previsão de acontecimentos drásticos repentinos. Porém a exigência profissional pode fazê-lo ignorar alguns sinais, sobretudo neurológicos, que no longo prazo se farão notar. Muito cuidado com isso. Está aqui um forte aviso. Quem está em convalescença conseguirá melhorias notórias. Não passe muitas horas de pé, pratique exercício de uma forma regular e tente evadir-se sobretudo através de viagens. Mesmo que não possa ir para o estrangeiro, Portugal tem recantos lindos que o farão recarregar energias e ter a capacidade para levar todas as situações a bom porto.
PEIXES: XII – O DEPENDURADO
Ano de sacrifícios para os nativos de Peixes, esperas, atrasos. Tudo se quererá feito com calma, bem pensado, acompanhado por pessoas de confiança, uma vez que estes nativos não vão tender a ter a lucidez necessária para tomarem decisões acertadas. Tal como o Dependurado, é como se vissem o mundo ao contrário.
Atenção, esta é a carta do Dependurado, não do enforcado. A personagem está ali, de cabeça para baixo, imóvel, sem ação, um pouco por culpa própria, resultado de adiamentos e falta de capacidade de assunção de problemas e da coragem para os resolver. Embora seja um ano difícil para colocar as coisas no sítio, pode ficar desde já ciente que deve fazer esse esforço para não acrescentar mais problemas à lista!
Não é um bom ano para mudanças profundas. É sobretudo um ano para organizar a sua cabeça, ficar bem consigo próprio, definir o que quer e, mais importante, o que não quer! Munir-se de apoios, fazer planos a médio e longo prazo e lutar por eles, sem crenças em sorte ou qualquer fator externo que venha remediar os seus problemas. Não se iluda mais! Deixe a teimosia de lado!
AMOR / FAMÍLIA
2023 é um ano em que os nativos de Peixes vão ter de ter muita atenção a atitudes intempestivas, palavras mal medidas, tentativas de fazer as coisas à sua maneira, chegando a manipular o que for preciso para que se sinta bem. Muito cuidado com isto. Não há inconsciência que possa alegar aqui! Tudo o que fará será premeditado e sem desculpas que possa pedir depois de notar o efeito que tais decisões irão ter. Atenção ao ego! Saiba desde já que essas atitudes vão ter por base uma certa incapacidade de compreender a realidade. Controle-se, pense bem antes de agir e não faça dos outros limitados. Eles perceberão tudo e a qualquer momento batem com a porta. Muita cautela nativos de Peixes. Os nativos de Peixes que estejam numa relação terão picos de tensão. Há que saber colocar-se no lugar do outro e dar o braço a torcer. Não há, nestes casos, previsões de roturas definitivas, mas pode evitar a tensões que vão, naturalmente, desgastar a relação. Os solteiros não terão em 2023 a assunção de novas relações duradouras. Isto deve-se sobretudo por uma certa preguiça que terão em adaptarem-se, conhecer, sair para socializar, e fazer tudo aquilo que é natural que aconteça quando se conhece alguém. Se está solteiro foque-se em si, limpe a sua cabeça, aproveite 2023 sobretudo para se divertir e sentir-se bem consigo próprio. Só assim se poderá entregar a alguém de uma forma natural e construtiva no futuro.
TRABALHO / FINANÇAS
Plano mais favorecido para os Peixes em 2023. Para quem procura uma nova oportunidade o mais provável é que a consiga no segundo semestre, a partir da primavera/verão. Até lá há um esforço suplementar que tem de ser feito, as oportunidades não vão cair do céu, vão ser proporcionais ao seu esforço e à sua lucidez, pelo que nos primeiros meses do ano vai estar sobretudo focado em preparar-se devidamente para poder assumir compromissos com a certeza que é isso que quer, ciente das responsabilidades e do que realmente o concretiza. Financeiramente há que redobrar atenção aos gastos. É um ano um pouco penoso neste sentido, em que a única forma de contornar a situação é com uma forte contenção para poder fazer face aos imprevistos que a Torre antevê para 2023 de uma forma geral. Se pensa em comprar casa adie esse projeto. Foque-se em poupar.
SAÚDE
Ano particularmente difícil para estes nativos no que concerne à sua saúde mental. Muita propensão a depressões, até burnouts. O lado oftalmológico também merece particular atenção. O que mais me preocupa nestes nativos nem são tanto os diagnósticos em si, mas sim a falta de força de vontade para os fazerem. As cartas garantem que se conseguir dar o primeiro passo e se se deixar ser guiado por bons profissionais, os diagnósticos terão tratamentos bem-sucedidos, ainda que demorem o seu tempo a fazer efeito. Está, portanto, nas suas mãos deixar de virar as costas aos problemas. Atividades ao ar livre, termas e terapias alternativas vão ser um bom escape para resolver os seus problemas de ordem psicológica/psiquiátrica, porém por si só não vão ser suficientes. Há uma necessidade tácita de ser acompanhado por um médico, médico a sério, e fazer medicamentação.